terça-feira, 12 de julho de 2011

CARE Brasil doa ferramentas de trabalho para 114 mulheres de São Gonçalo

por CARE Brasi, 12/07/2011
As grandes enchentes que castigaram o estado do Rio de Janeiro em abril de 2010 atingiram o município de São Gonçalo, afetando milhares de pessoas. A cidade é a segunda mais pobre do Brasil, possui um dos maiores índices de violência do país e representa um cenário muito vulnerável a emergências. Com o desastre, 114 mulheres moradoras de São Gonçalo e empreendedoras autônomas (manicures, costureiras, artesãs etc.) perderam suas ferramentas de trabalho, com as quais mantinham sua atividade profissional e seu sustento.

Com o objetivo de restabelecer a economia local, promovendo o desenvolvimento e garantindo a adaptação da comunidade atingida, a CARE Brasil vai repor a capacidade produtiva dessas mulheres, entregando a elas 150 equipamentos diferentes, como máquinas de costura (25), tanques de lavar roupas (17), carrinhos para vendas de alimentos (20), computadores (4), impressoras (4), liquidificadores (6) e freezers (2), entre outros.

A entrega dos produtos acontecerá no dia 14 de julho no bairro Salgueiro, em São Gonçalo. E, além da doação, todas as mulheres beneficiadas participarão de uma oficina de gestão de negócios nos dias 12, 13 e 14 de julho. A equipe da ONG, em parceria com organizações locais, montou um comitê de seleção e foi a campo para realizar um minucioso levantamento e escolher as beneficiárias.

“A ação é o melhor exemplo do esforço da CARE Brasil na reconstrução do município, como resposta ao desastre precipitado pelas fortes chuvas que atingiram o estado do Rio em abril de 2010, sempre com foco nas mulheres”, afirma Leila Menezes, coordenadora do Programa de Mudanças Climáticas e Resposta a Desastres, da CARE Brasil. “Nossa ação beneficiará pequenas empreendedoras moradoras de áreas de risco dos bairros mais vulneráveis. Elas receberão itens produtivos customizados, ferramentas de trabalho especificamente selecionadas para a necessidade de cada uma e de seus empreendimentos. Mas, além dos materiais e equipamentos, as mulheres também receberão orientação empreendedora para fortalecer as capacidades e habilidades necessárias para o desenvolvimento de seus negócios e a ampliação de suas rendas, bem como encontrarão oportunidade para refletir sobre a necessidade de ampliar sua capacidade de resistência às futuras enchentes”, explica ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem!