O Recomeço



Em 2010, logo após o desastre das enchentes em São Gonçalo, nos reunimos com a CARE Brasil, o Movimento de Mulheres em São Gonçalo, a Articulação de Creches e Pré-Escolas Comunitárias de São Gonçalo (ARTCRECHE) e a Feira da Mulher Empreendedora/ Secretaria de Políticas para Mulheres e, juntos, instituímos um "Comitê de Seleção" para apoiar a recuperação de mulheres pequenas empreendedoras que haviam perdido tudo nas enchentes.

Em janeiro de 2010, este Comitê de Seleção acordou Critérios de Seleção das primeiras mulheres a serem beneficiadas com a reposição dos seus equipamentos e/ou artigos produtivos. Em abril selecionamos as primeiras beneficiadas.

O Comitê de Seleção se tornou também um "Comitê Gestor" e passou a coordenar os trabalhos e a metodologia para o apoio às primeiras mulheres beneficiárias. 150 equipamentos foram repostos, com o apoio de empresas de todo o país. 114 mulheres foram beneficiadas.

A primeira fase do trabalho do Comitê Gestor durou seis meses. Agora, nosso desenvolvimento institucional caminha para a organização das mulheres guerreiras de São Gonçalo - porque sozinhas somos guerreiras mas somos fracas mas juntas somos guerreiras e muito fortes.

Reposição da capacidade produtiva das mulheres de São Gonçalo from Anderson Alimoe on Vimeo.