segunda-feira, 11 de julho de 2011

Volta ao mercado de trabalho

da Redação do Jornal O São Gonçalo, 11/7/2011

Mais de 100 mulheres receberão, na quinta, o material necessário para realização das novas funções (Foto: Luiz Nicolella)

Já começaram os preparativos para a entrega dos equipamentos produtivos às 114 mulheres que serão beneficiadas pela ONG Care, que desenvolve trabalho de Reposição da Capacidade Produtiva de São Gonçalo nas comunidades do Palmeiras, Salgueiro e Conjunto da Marinha. Hoje e amanhã as beneficiadas vão passar por um curso prático de gestão de negócios e, na quinta-feira, vão receber materiais, como máquinas de costura, equipamentos de manicure e carroças de batata frita para recomeçarem suas vidas.

Todas sofreram as consequências das chuvas de abril do ano passado e perderam totalmente, ou em parte, o meio de sobrevivência, agravando ainda mais a qualidade de vida já precária.

Segundo a coordenadora do programa, Leila Soraya Menezes, a ação visa não somente a capacitar, mas dar condições às beneficiadas - que, por consequência das chuvas de abril do ano passado, perderam totalmente, ou em parte, o meio de sobrevivência - para que possam desenvolver por tempo indeterminado as práticas aprendidas nos cursos de gestão de negócios.

“A preocupação do projeto é repor a capacidade dessas mulheres de sobrevivência e não simplesmente entregar o material. Elas têm que sair melhores do que antes do desastre. Por isso, damos capacitação para gerir o seu próprio negócio e pretendemos criar vínculos permanentes”, explicou.

A coordenadora de empreendedorismo e microfinanças da Care, Patrícia Machado, explica que a ideia é sensibilizá-las do sobre o que é ser empreendedora.

“Vamos apresentar a elas como um trabalho pode ser continuado e o aprendizado será através da ação, na prática. Muitas mulheres precisar empreender mesmo que através de vendas informais, porque não tiveram oportunidade no mercado formal. Elas têm tino para o negócio, só falta o apoio para a gestão”, aponta.

Ao final da capacitação, as mulheres vão receber o certificado da oficina e terão o apoio continuado da Care.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem!