quinta-feira, 14 de julho de 2011

Gonçalenses voltam ao mercado

por Celso Brito, Jornal O São Gonçalo, 14/7/2011

Entrega aconteceu no Centro Social Itaúna, no Salgueiro (Foto: Sandro Nascimento)

Moradoras de São Gonçalo que perderam equipamentos de trabalho nas enchentes do ano passado, recuperaram suas ferramentas de trabalho após serem contempladas pela Care Brasil - ONG criada com o objetivo de combater a pobreza em áreas rurais e urbanas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Foram escolhidas 114 mulheres, entre artesãs, costureiras e manicures, moradoras dos bairros Palmeiras, Salgueiro e Conjunto da Marinha, áreas que ficaram totalmente submersas durante a enchente ocorrida em abril do ano passado.

As contempladas, além de recuperarem a capacidade de trabalho, passaram por oficinas de gestão de negócios, com aulas ministradas por Patrícia Machado, uma das coordenadoras da ONG.

“Foi muito gostoso e gratificante estar com vocês. Que o sonho de todas se realizem”, disse Patrícia, durante o evento de entrega dos equipamentos, realizado no Centro Social Itaúna, no bairro do Salgueiro, ontem à tarde.

A costureira Marilena de Oliveira, 53 anos, uma das beneficiadas, disse que tudo para ela parecia um sonho.

“Tive que apreender até contabilidade, mas agora estou mais preparada para o trabalho”, disse.

“Agora vamos poder ir adiante. Recebemos uma grande oportunidade”, afirmou sua colega de profissão, Ana Lúcia Cardoso, 40.

terça-feira, 12 de julho de 2011

CARE Brasil doa ferramentas de trabalho para 114 mulheres de São Gonçalo

por CARE Brasi, 12/07/2011
As grandes enchentes que castigaram o estado do Rio de Janeiro em abril de 2010 atingiram o município de São Gonçalo, afetando milhares de pessoas. A cidade é a segunda mais pobre do Brasil, possui um dos maiores índices de violência do país e representa um cenário muito vulnerável a emergências. Com o desastre, 114 mulheres moradoras de São Gonçalo e empreendedoras autônomas (manicures, costureiras, artesãs etc.) perderam suas ferramentas de trabalho, com as quais mantinham sua atividade profissional e seu sustento.

Com o objetivo de restabelecer a economia local, promovendo o desenvolvimento e garantindo a adaptação da comunidade atingida, a CARE Brasil vai repor a capacidade produtiva dessas mulheres, entregando a elas 150 equipamentos diferentes, como máquinas de costura (25), tanques de lavar roupas (17), carrinhos para vendas de alimentos (20), computadores (4), impressoras (4), liquidificadores (6) e freezers (2), entre outros.

A entrega dos produtos acontecerá no dia 14 de julho no bairro Salgueiro, em São Gonçalo. E, além da doação, todas as mulheres beneficiadas participarão de uma oficina de gestão de negócios nos dias 12, 13 e 14 de julho. A equipe da ONG, em parceria com organizações locais, montou um comitê de seleção e foi a campo para realizar um minucioso levantamento e escolher as beneficiárias.

“A ação é o melhor exemplo do esforço da CARE Brasil na reconstrução do município, como resposta ao desastre precipitado pelas fortes chuvas que atingiram o estado do Rio em abril de 2010, sempre com foco nas mulheres”, afirma Leila Menezes, coordenadora do Programa de Mudanças Climáticas e Resposta a Desastres, da CARE Brasil. “Nossa ação beneficiará pequenas empreendedoras moradoras de áreas de risco dos bairros mais vulneráveis. Elas receberão itens produtivos customizados, ferramentas de trabalho especificamente selecionadas para a necessidade de cada uma e de seus empreendimentos. Mas, além dos materiais e equipamentos, as mulheres também receberão orientação empreendedora para fortalecer as capacidades e habilidades necessárias para o desenvolvimento de seus negócios e a ampliação de suas rendas, bem como encontrarão oportunidade para refletir sobre a necessidade de ampliar sua capacidade de resistência às futuras enchentes”, explica ela.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Volta ao mercado de trabalho

da Redação do Jornal O São Gonçalo, 11/7/2011

Mais de 100 mulheres receberão, na quinta, o material necessário para realização das novas funções (Foto: Luiz Nicolella)

Já começaram os preparativos para a entrega dos equipamentos produtivos às 114 mulheres que serão beneficiadas pela ONG Care, que desenvolve trabalho de Reposição da Capacidade Produtiva de São Gonçalo nas comunidades do Palmeiras, Salgueiro e Conjunto da Marinha. Hoje e amanhã as beneficiadas vão passar por um curso prático de gestão de negócios e, na quinta-feira, vão receber materiais, como máquinas de costura, equipamentos de manicure e carroças de batata frita para recomeçarem suas vidas.

Todas sofreram as consequências das chuvas de abril do ano passado e perderam totalmente, ou em parte, o meio de sobrevivência, agravando ainda mais a qualidade de vida já precária.

Segundo a coordenadora do programa, Leila Soraya Menezes, a ação visa não somente a capacitar, mas dar condições às beneficiadas - que, por consequência das chuvas de abril do ano passado, perderam totalmente, ou em parte, o meio de sobrevivência - para que possam desenvolver por tempo indeterminado as práticas aprendidas nos cursos de gestão de negócios.

“A preocupação do projeto é repor a capacidade dessas mulheres de sobrevivência e não simplesmente entregar o material. Elas têm que sair melhores do que antes do desastre. Por isso, damos capacitação para gerir o seu próprio negócio e pretendemos criar vínculos permanentes”, explicou.

A coordenadora de empreendedorismo e microfinanças da Care, Patrícia Machado, explica que a ideia é sensibilizá-las do sobre o que é ser empreendedora.

“Vamos apresentar a elas como um trabalho pode ser continuado e o aprendizado será através da ação, na prática. Muitas mulheres precisar empreender mesmo que através de vendas informais, porque não tiveram oportunidade no mercado formal. Elas têm tino para o negócio, só falta o apoio para a gestão”, aponta.

Ao final da capacitação, as mulheres vão receber o certificado da oficina e terão o apoio continuado da Care.